quarta-feira, 29 de julho de 2009

Dicas de sites para atividades pedagógicas em sala de aula


Para utilizarmos os recursos tecnológicos existentes na STE das escolas não precisamos, necessariamente, elaborarmos um grande projeto, com várias aulas. Poodemos também, realizar a partir de pequenos planos de aula, atividades com os recursos tecnológicos inteirados às práticas pedagógicas, com uma carga horária de uma ou dois aulas, das quais podemos aguçar a criatividade e curiosidade do aluno referente ao conteúdo a ser trabalhado pelo professor. Sugiro alguns sites interessantes, nas seguintes áreas:




ARTES: O site PORTINARI com obras do autor direcionadas para crianças de 1º a 5º ano, em que o professor poderá utilizar o site para releituras das obras do autor. É um site interativo com jogos educativos e de instrução. Sobre artes e matemática temos o site da TV CULTURA que traz a junção da artes inteiradas à história da matemática, com planos de aulas e dicas para o desenvolvimento com o aluno. O ARTE EDUCAÇÃO no link sala de professores há várias possibilidades de atividades práticas para a sala de aula como materiais e técnicas.




CIÊNCIAS: Para a atividade pedagógica sobre Elementos químicos, temos o site TABELA PERIÓDICA que ao clicar no elemento a mesma oferece informações e dicas sobre cada item.






Para o reaproveitamento e reciclagem do lixo, há o site REVIVERDE que disponibiliza todas as informações úteis e necessárias para um projeto de ensino/aprendizagem sobre o tema.




GEOGRAFIA: Um site que o professor pode visualizar as áreas geográficas do Brasil via satélite é o CD Brasil, que disponibiliza o mapa com informações técnicas. E, o GUIA GEO como o próprio nome já diz é um guia prático geográfico brasileiro. Outra sugestão de mapas é o GOOGLE MAPS que possibilita a busca de qualquer localização regional ou mundial via satélite.




LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA: O site POR TRÁS DAS LETRAS propicia inúmeras atividades online que poderão ser realizadas durante as aulas nas salas de tecnologias ou nos laboratórios de informática. É indicado para o ensino fundamental e médio, contendo resumos de livros e dicas para o vestibular, link com dicionários, curiosidades e sugestões para redação. Já os sites LUDO TECH e JOGOS LEXICAIS são sites lúdicos com jogos, cruzadas e bricadeiras sobre a língua portuguesa. o JOGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA elabora seus jogos de acordo com o conteúdo gramatical.





MATEMÁTICA: O site PINHAL MATEMÁTICA tem vários jogos, curiosidades e desafios para os alunos. O site SOL.ETI disponibiliza inúmeros jogos e desafios.






Nenhum comentário: