segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Rádio e podcasts: o passado e o presente dos arquivos de voz


Sabemos que a história do rádio no Brasil inicia em 1922, com a primeira transmissão, durante as comemorações do centenário da Independência. A divulgação foi realizada por empresas norte-americanas que haviam levado duas pequenas estações ao Rio de Janeiro para divulgar a nova invenção e 80 receptores de rádio foram importados especialmente para o evento. O discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido ao vivo, no entanto, muitas pessoas não acreditaram na demonstração de que era possível uma pessoa falar em um ponto e ser ouvida ao mesmo tempo em outros locais.
A primeira emissora de rádio do Brasil, implantada por Edgard Roquette Pinto sob o lema “trabalhar pela cultura dos que vivem em nossa terra e pelo progresso do Brasil”, surgiu em 20 de abril de 1923 através da PRA-2, Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. As primeiras emissoras do país eram bancadas por contribuições de sócios. A programação era improvisada e elitista. Ter rádio em casa (um aparelho caro na época) era símbolo de status e de erudição. As emissoras veiculavam óperas, conferências, músicas eruditas e textos instrutivos.

Apesar do longo processo das emissoras de rádio ainda, temos claro, o seu papel na contribuição consideravel na divulgação de notícias, propagandas, músicas e na prestação serviço à comunidade.

Atualmente, com as inúmeras possibilidades que a internet nos oferece, podemos ouvir uma notícia ou música a qualquer hora e em qualquer lugar, sem que esta notícia esteja proferida naquele momento. Essa possibilidade pode ser realizada através dos podcastings ou webradios, que são métodos de distribuição de conteúdo digital multimídia pela internet. Devido a uma tecnologia inovadora, os feeds, os programas são atualizados automaticamente em um software, chamado agregador, assim que os produtores disponibilizam novos programas. No campo educacional temos inúmeras possibilidades de criação, onde nossos alunos, podem tornar-se repórteres, editando textos através de audios, escolhendo as músicas que possuem afinidade e ainda colocando na mídia todos os interesses da escola ou da comunidade. Os professores podem trabalhar a oralidade das diversas "tribos" existentes na sua comunidade escolar, explorando assim o não preconceito aos dialetos existentes, mas enfatizando o momento e lugar correto para cada fala ou dialeto.

Ouça no galeria de voz, as diversas falas e discursos de artistas, políticos, poetas, atores e locutores importantes durante a hístória do rádio no Brasi.
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