quarta-feira, 3 de setembro de 2008

WEB 2.0: GOOGLE DOCS e PODCAST: recursos que facilitam o fazer pedagógico

GOOGLE DOCS


O que é Google Docs é uma ferramenta disponível na Web 2.0 que se pode criar e publicar documentos, elaborando através de textos editados, listas com marcadores; tabelas, imagens, comentários e fórmula, slides; entre outros.
É muito fácil e rápido de usar, pois a área de trabalho já é conhecida, de forma a facilitar a utilização das ferramentas existentes, basta apenas clicar nas funções da barra de ferramentas para obter as funções de alterar a fonte ou formato, cor, números, tamanha etc. Além de criar novos documentos o usuário pode fazer upload de arquivos já existentes que podem ser: DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, etc.
Outra vantagem é que todos os documentos criados ou realizados o upload, ficam arquivados, não é necessário baixar, pode ser editado e acessado em qualquer local, basta ter uma conexão à internet e um navegador padrão. Com o armazenamento on-line e salvamento automático, o usuário não precisa se preocupar com falhas no disco rígido local.
Os documentos editados podem ser publicados em tempo real ou se preferir serem divulgados apenas para a sua lista de e-mails, restringindo dessa maneira, quem possa visualizar a sua publicação.
Se o usuário quer disponibilizar a publicação sem limitações, uma dica interessante é poder postá-lo no blog do usuário, além disso, várias pessoas podem visualizar e fazer alterações simultaneamente. As planilhas editadas vêem com uma janela de bate-papo na tela, em que todos os usuários online podem ter as mudanças e revisões de documentos.
Sendo assim, a ferramenta Google Docs facilita, agiliza e divulga todas as atividades relacionadas ao nosso cotidiano, e ao que se refere à educação podemos elaborar, criar ou publicar inúmeras atividades que possam vir a auxiliar e facilitar o processo de ensino/aprendizagem.






PODCAST

Em primeiro lugar temos que esclarecer o significado deste recurso: segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting, a palavra "podcasting" é uma junção de Ipod - marca do aparelho de mídia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê).
Em seguida, temos que saber qual a funcionalidade e aplicabilidade de um podcast. Podemos dizer que os podcasts podem ser ouvidos em qualquer dispositivo capaz de reproduzir arquivos mp3, são arquivos de voz ou sons que disponibilizados na internet podem ser dispostos para download e assim serem ouvidos offline. Além do download os arquivos podem ser assinados via RSS (RSS é a sigla em inglês para Rich Site Summary ou Really Simple Syndication,quer dizer, é uma forma de apresentação ao conteúdo de um site de forma resumida).
Mediante a essa facilidade, podemos afirmar que, qualquer pessoa pode criar sua própria rádio e iniciar um trabalho de divulgação seja este relacionado a entretenimento ou informação. Para saber como criar um podcast, sugiro o eupodo, apesar de desatualizado ele trás passo a passo de como elaborar de forma simples e fácil seu podcast. Um dos recursos sugeridos para a elaboração de podcast é o audacity. Quanto à publicação em sites gratuitos para hospedagem de podcast, temos o my podcast e o arquivo web.
No campo educacional, um podcast educacional tem inúmeras utilidades desde na elaboração de projetos de ensino/aprendizagem até mesmo na divulgação de eventos da escola ou da comunidade. Veja o podcast da UFMG: http://www.ufmg.br/online/radio/arquivos/003170.shtml.
Para conhecer um pouco mais visite o site escolabr elaborado por Eziquiel Menta. Ou visite a webnteradio para familiarizar-se com a produção de podcasts.
No mais, é só iniciar sua gravação de sons ou músicas e começar a produzir seus podcasts divulgando seu trabalho ou de sua escola.



Um comentário:

PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA disse...

A EEFM Patronato Sagrada Família convida a todos para participarem da última fase do projeto “CURIOSIDADES DA HISTÓRIA”, realizado com as turmas do 2º ano do Ensino Médio e coordenado pelos professores Ana Flávia (História) e Estêvão Lima(LEI) .
O projeto consiste na produção de “podcasts” com duração máxima de 3 a 5 minutos sobre alguma curiosidade da História do Brasil.
Após ouvirem os modelos gravados pela professora, os alunos utilizaram o LEI para realizarem suas pesquisas, montarem seus roteiros, gravarem e editarem seus programas de rádio.
Agora os podcasts estão disponibilizados no blog da escola (http://patronatosagradafamilia.blogspot.com/2012/01/projeto-curiosidades-da-historia-prof.html), onde os demais alunos da escola e internautas de todo o mundo poderão escolher, através de votação online, o melhor podcast de cada uma das turmas. Após a eleição os melhores podcasts serão veiculados pela rádio comunitária do bairro.
Você também está convidado! Escute os podcasts, vote e compartilhe em suas redes sociais. Esperamos sua visita!

Sucesso!

Estêvão Lima
Professor do Laboratório Escolar de Informática(LEI)
EEFM Patronato Sagrada Família